O cinzão está com um fungo chamado esporotricose. O fungo causa essas feridas que estão nas orelhas, pescoço e rostinho dele. Ele o contraiu provavelmente brigando com outros animais que estavam contaminados. Está sendo tratado com antibiótico, anti-inflamatório e Itraconazol (pro fungo).
O problema é que o tratamento para esporotricose é de no mínimo 6 meses e o Cinzão é de rua e não aparece todos os dias na casa da moça que o alimenta. Então o tratamento com certeza falhará se ele não tomar o remédio todos os dias (de 12 em 12 horas).
Ele está com as feridas bem infeccionadas e balança a cabeça e faz um barulho horrível de liquido dentro das bochechinhas dele.
Segunda-feira ele será levado na veterinária pra ela avaliar o estado dele e ver se ainda podemos salvá-lo já que o estado dele está bem avançado. Senão, nos restará a eutanásia.
Se pudermos salvá-lo, é bem provável que tenha que amputar suas orelhinhas, que praticamente não existem mais.
O que nós precisamos é de uma boa alma que abrigue o cinzão pelo máximo de tempo que puder. Mesmo que não possa ficar 6 meses, que fique o tempo que puder até conseguirmos outro lar temporário para ele.
A pessoa tem que ter uma peça em que possa manter ele separado de outros animais, pois o fungo é transmitido por arranhões e mordidas (inclusive para humanos). Ele é extremamente dócil com pessoas, é muito querido e carinhoso, mas com outros animais ele é arisco, então precisa ficar isolado para não brigar e contaminar outros. Assim que ele melhorar um pouco, o castraremos para ele ficar mais calminho.
Ele terá todo o tratamento e alimentação pagos, só precisamos de um cantinho para abrigá-lo.
O estado dele é grave e precisamos de ótimas energias e pessoas que rezem pelo Cinzão!
Se você puder ajudar o Cinzão, seja com remédios, ração ou abrigo, ligue para 8404 5999 / 3035 7354 (Jaqueline)
*Segunda-feira serão postadas notícias do Cinzão. Rezem por ele!
Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário